Os próximos dias serão de chuvas intensas na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 17 estados, além do Distrito Federal, devem registrar precipitações significativas nas próximas horas, além de ventos fortes. No Rio, nos próximos dias, as mudanças vão acontecer a partir de hoje, com a chegada e a passagem de uma frente fria pelo estado e por parte da região sudeste.
O Climatempo destaca que a chuva deve ganhar força sobre o Rio de Janeiro ao longo dos próximos dias, com registros ao menos até segunda-feira. O cenário de instabilidade será resultado de uma combinação de sistemas meteorológicos: uma frente fria que se forma no litoral, associada a um cavado (sistema que intensifica a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera).
De acordo com o Alerta Rio, hoje, haverá aumento gradativo de nebulosidade por conta do deslocamento do sistema de baixa pressão pelo oceano. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão moderados, com ocasionais rajadas fortes. Mínima de 19 graus e máxima de 29 graus.
Na sexta-feira, a influência será dos ventos úmidos do oceano. O céu deve variar de nublado a encoberto, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Os ventos estarão moderados a ocasionalmente fortes. Mínima de 18 graus e máxima de 26 graus.
No sábado, ainda em função destes ventos úmidos, o céu segue de nublado a encoberto. A chuva se mantém de fraca a moderada, a qualquer momento. Os ventos devem seguir moderados, ocasionalmente fortes. Mínima de 16 graus e máxima de 25 graus.
No domingo, a previsão é de céu nublado com chuva fraca a qualquer momento, principalmente nos períodos da madrugada e manhã. Os ventos estarão moderados. Mínima de 16 graus e máxima de 27 graus.