Uma parte dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberá o valor do 13º em cota única. A medida vale para aqueles que obtiveram direito ao auxílio após a quitação da primeira parcela do 13° aos segurados, paga entre abril e maio. O envio será feito a partir do dia 25 deste mês de novembro e irá até 6 de dezembro.
O cronograma de paga-mento do instituto prioriza aqueles que recebem um salário mínimo, no valor de R$ 1.412. Em seguida, processa os pagamentos para aqueles com benefícios de valores mais altos. De acordo com informações publicadas, é esperado que sejam realizados 1,7 milhão de pagamentos, com um impacto de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos.
A antecipação do 13º pagamento para os segurados do INSS, que ocorreu em março, tem sido uma política prática desde 2020, inicialmente instituída como resposta à pandemia de covid-19. Tanto em 2022 quanto em 2023, os valores foram adiantados, de forma que as parcelas fossem pagas em maio e junho, ao contrário das datas tradicionais de agosto e dezembro.