Escolas municipais de Nilópolis terão horta em 2025

Os pequeninos da turma infantil 2 A da Creche Elizabeth Batista, no Centro de Nilópolis, saíram em fila, conduzidos pela professora e pela auxiliar, e seguiram até os três canteiros onde há uma horta, no pátio da escola. Ali, eles descobriram que o nome de uma daquelas, a bertalha, uma hortaliça muito nutritiva e versátil. Colheram folhinhas com o professor de Biologia Luciano Tadeu, coordenador do projeto Horta Escolar, da secretaria municipal de Educação, e distribuíram entre mães e responsáveis que consomem a verdura.
“Esse projeto é um laboratório a céu aberto. Podemos estudar ciências, história dos alimentos, geografia. Há uma série de possibilidades de ensino a partir de uma horta pedagógica”, explicou Luciano Tadeu, ressaltando que a horta escolar é a certeza de alimentos sem veneno, livres de agrotóxicos. “As crianças levam para casa a informação que de que é importante ingerir alimentos mais saudáveis, descascar mais e desembalar menos”, disse.
A vice-prefeita e secretária de Educação, professora Flávia Sardinha, anunciou que em 2025 o projeto Horta Escolar estará em todas as 31 escolas da rede municipal. “Queremos que todas as crianças da rede possam viver a experiência de plantar e colher legumes e verduras, aprender sobre a origem e a importância do consumo de alimentos saudáveis e cultivados sem agrotóxicos”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *