No último sábado, dia 19, aconteceu a abertura para a 25ª edição dos Jogos da Baixada Fluminense. A cerimônia foi realizada na Vila Olímpica de Mesquita. Ao longo de quatro fins de semana (o último já contou) entre os meses de outubro e novembro, jogadores da categoria Sub-14 vão se enfrentar na disputa de oito modalidades, futsal feminino e masculino, xadrez, handebol masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, basquete masculino e feminino, natação e futebol de campo. Desta vez, nove prefeituras estão na competição por medalhas: Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Para- cambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
No primeiro final de semana da competição, as disputas foram da categoria Sub-14 de futsal feminino, onde quem levou a melhor foi Nova Iguaçu, e masculino, cujo campeão foi São João de Meriti. Durante o sábado e o domingo, a rede da Vila Olímpica de Mesquita, sede da estreia da competição, balançou 72 vezes. Além do futsal, a disputa do xadrez confirmou a potência de Mesquita, que venceu nas modalidades feminino, masculino e por equipes. Nos dias 9 e 10 de novembro, os Jogos da Baixada chegam a Vila Olímpica de Nilópolis com competições de handebol e atletismo feminino e masculino. A programação começa às 9h.
Nilópolis está competindo com 150 atletas nas modalidades handebol, vôlei, basquete, xadrez, atletismo e natação. O município se destaca no handebol com sua vasta história de vitórias. Os alunos da Vila Olímpica têm aulas com dois ex-atletas da Seleção Brasileira de Handebol. A expectativa pela conquista é alta. ”Desejamos obter bons resultados. Muito bonito acompanhar o envolvimento de todos os atletas e suas famílias”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Leitão.