Esta semana, foi anunciado pela secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável a criação de dois projetos voltados para proteção e acolhimento da população idosa: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+. As iniciativas, desenvolvidas em parceria com a secretaria de Estado de Polícia Militar, terão atendimentos 24 horas por dia e visam a garantir um maior apoio à terceira idade, oferecendo serviços especializados em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, celebrado em outubro.
O Disque Idoso 165 será um canal exclusivo para a população idosa e suas redes de apoio, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Através do número de telefone ou do aplicativo, idosos poderão solicitar assistência em casos de violência, saúde, transporte, apoio jurídico e outros serviços. A equipe de atendentes será composta por profissionais treinados, que acompanharão cada caso de forma personalizada. O serviço já está disponível.
Segundo a superintendente da Pessoa Idosa, da secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Lícia Mattesco, o serviço será uma referência no estado. “Nosso objetivo é atender todas as demandas da pessoa idosa, desde saúde até violência, e garantir que cada situação receba o encaminha- mento necessário de forma rápida e eficaz”, disse.
Outra novidade, a Patrulha 60+ é a primeira unidade da Polícia Militar especializada no atendimento a idosos em situação de violência. Inicialmente, o projeto será implantado nas áreas de Copacabana, Leme e Niterói, regiões com grande concentração de idosos. A patrulha contará com 20 policiais treinados e viaturas identificadas, que farão visitas e oferecerão atendimento a idosos com medidas protetivas ou que acionarem o serviço 190 da PM. O serviço também já está disponível.
De acordo com o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, o projeto é fundamental para enfrentar o crescente número de casos de violência contra a população idosa. “Com o aumento dessa população, precisamos de ações específicas. A patrulha é um reforço essencial na rede de proteção aos idosos, um grupo que exige atenção especial”, completou.
Além do Disque Idoso 165 e da Patrulha 60+, a secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável mantém dois Centros de Referência em Atenção à Pessoa Idosa (Crapi) e o projeto 60+ Reabilita, que oferece atividades físicas e fisioterapia em 100 polos no estado.
A rede de apoio inclui ainda a Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, o Abrigo Cristo Redentor e o Centro-Dia, além de unidades de acolhimento para idosos administradas pela Fundação Leão XIII.