Mostrar o poder da auto-estima e como o estímulo dessa qualidade vai influenciar o futuro da pessoa, nesse caso específico, das mulheres. A terapeuta integrativa Rachel Baptista Pessanha, especialista no universo emocional feminino, palestrou sobre o tema para participantes da Casa da Mulher Nilopolitana na tarde da última quarta-feira, dia 9. A atividade faz parte da programação da entidade no Outubro Rosa, mês da campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
“A ideia é mostrar o poder da autoestima na vida da mulher, seja na saúde emocional, física ou mental”, explicou Rachel Baptista, moradora de Nilópolis que já esteve no local anteriormente para falar sobre a importância da inteligência emocional na vida da mulher.
Por sua vez, a superintendente dos Direitos da Mulher, professora Nilcea Cardoso, salientou que a autoestima tem ligação direta com o autocuidado. “Buscamos aqui ser um ponto de apoio às mulheres para que possam enfrentar seus problemas, inclusive enfermidades como o câncer de mama ou o de útero”, disse.
A terapeuta Rachel Baptista disse que a autoestima é construída na infância e, após contar sobre suas experiências pessoas que dificultaram a valorização de sua história de vida, pediu que o público, que contava com cerca de 30 mulheres, fizessem um exercício de relaxamento. Ela pôs uma música para tocar, orientou a plateia e, após, solicitou que escrevessem em uma folha de papel o que atrapalhou a visão de si mesma como um ser com qualidades e contente com seu modo de ser, de se expressar e viver.