Foi inaugurado na última segunda-feira, dia 30, o Centro de Referência do Programa Empoderadas em Nilópolis. O espaço, que já está funcionando na Faetec da Rua Antônio José Bittencourt, presta atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, oferecendo assistência jurídica e social. O Programa Empoderadas é gerido pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O novo Centro de Referência irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O espaço é o segundo aberto pelo Programa Empoderadas, que inaugurou sua primeira unidade em junho, no município de Armação de Búzios. Além dos centros, o programa já conta com 65 polos espalhados pelo Estado. A previsão é inaugurar pelo menos mais três até o ano que vem.
O deputado estadual Rafael Nobre, participou da inauguração e ressaltou que estava muito emocionado e preocupado desde que soube que é muito alto o índice de violência contra a mulher na Baixada. “Em parceria com a Prefeitura de Nilópolis, será colocado um carro à disposição para levar as vítimas para fazer exame de corpo delito, para o acolhimento. Temos que oferecer todo o suporte àquelas que chegarem até aqui”, disse, ressaltanto o quanto tem rendido de forma positiva a parceria entre Faetec, Governo do Estado e Prefeitura de Nilópolis.
O Programa Empoderadas, além do apoio psicológico, jurídico e emocional ajuda a mulher a conquistar a independência financeira por meio dos cursos de capacitação profissional gratuitos e a Faetec de Nilópolis já está caminhando junto nesse sentido. Ainda este ano, no local, também funcionará uma turma do programa Vamos Juntas, que irá oferecer o curso de Organizador de Eventos, e no ano que vem o Programa Mulheres Mil, do Pronatec.
De acordo com a diretora da Faetec Nilópolis, Marcia Cristina Ferreira da Anunciação, tudo na unidade é feito com bastante cuidado e atenção, tão necessários quando se fala em educação, e que agora irão atuar com muita responsabilidade em defesa das mulheres. “É uma responsabilidade muito grande, mas a Faetec está disposição para contribuir e vamos dar total apoio a essas mulheres para aumentar sua autoestima, capacitá-las e colocá-las no mercado de trabalho, o que é extremamente importante para que conquistem sua independência”, falou, agradecendo ainda ao Governo do Estado por ter aceitado o espaço da Faetec de Nilópolis para a instalação do centro de referência.
A superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Governo do Estado, Érica Paes, também participou da inauguração. Segundo ela o centro é mais um passo importante no fortalecimento da rede de apoio às mulheres da Baixada Fluminense. “Uma nova porta se abre para as nilopolitanas. Elas poderão contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar, pois entendemos a importância desta estrutura para garantir segurança, prevenção e a possibilidade de um recomeço para muitas mulheres”, destacou.
O Centro de Referência já está oferecendo vários cursos de capacitação profissional gratuitos, como panificação, cabeleireira e maquiadora. As interessadas em participar das atividades ou buscar atendimento podem se inscrever previamente por meio de um formulário online ou comparecer diretamente ao Centro de Referência.
Também esteve presente a chefe de gabinete da presidente da Faetec, Juliana Aguiar, que representou a presidente Carol Alves, entre outras autoridades.