A alegria tomou conta da Estrada Mirandela na comemoração dos 77 anos de Nilópolis nesta quarta-feira (21/8). Mais de 4 mil pessoas encantaram as autoridades e o público presentes no desfile cívico. As apresentações contaram com temas sobre antirracismo, meio ambiente e sustentabilidade. A conquista do 2ª lugar na Baixada Fluminense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) também foi celebrada pelos participantes.
Entre as autoridades que foram celebrar o aniversário do município estavam o prefeito Abraãozinho, a vice-prefeita Professora Flávia, o deputado federal Ricardo Abrão e o deputado estadual Rafael Nobre.
“Essas crianças e adolescentes são nossa perspectiva de futuro. Hoje estamos nesse desfile festivo pelos 77 anos de Nilópolis e vamos mostrar toda a nossa evolução”, salientou a Professora Flávia.
A tradicional apresentação da banda da Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Aniceto, junto ao coral do projeto Arte Faz Parte, abriram as comemorações com a interpretação do Hino Nacional Brasileiro e o Hino Municipal de Nilópolis. Participaram 20 alunos do coral regido pela professora Mônica Maia, enquanto a banda com 35 integrantes foi coordenada pelo maestro Jorge de Paula.
O desfile iniciou com os 30 guardas municipais integrantes da Secretaria Municipal de Segurança. O ritmo contagiante ficou por bandas marciais do Colégio Estadual Carlos Pasquale, do Aydano de Almeida, do Censa, da Laguna e Dourado de Caxias, da Albertino Lopes e da banda APAE de Niterói. Quem também marcou presença foi o grupo da Casa da Terceira Idade e da Casa da Mulher.
A ex-aluna do colégio Aydano de Almeida carrega sua paixão pela música até hoje. Amanda da Silva, de 19 anos, toca Lyra, um instrumento de cordas. “Estar aqui no desfile é importante porque as crianças podem ver que as bandas são formadas por ex-alunos, alunos e até mesmo influenciar as pessoas a gostarem da música. Quando entrei para Aydano tive vontade de entrar para banda, uma coisa que eu queria desde criança. Enquanto eu puder estar na banda, eu vou continuar e não largo”, disse a estudante de estética.
Quem não tirou os olhos da banda do colégio Pasquale de Almeida foi a Wilma Cavalcante, que registrou em seu celular imagens de seus dois filhos. “Para eles, isso aí é fundamental, demonstrar o amor que eles têm, a pátria deles e poder demonstrar o amor que eles estão carregando na bandeira do Brasil. É um momento único na vida deles para guardar.”
As 33 unidades escolares municipais abordaram diversos temas. A Rubens Menezes foi a primeira creche municipal de Nilópolis com o tema “Na Creche Rubens toda criança é um artista”. A Joyce Gomes, mãe da Maia Vitória, de 2 anos, estava emocionada com a primeira apresentação de sua filha, que estava vestida de pintora. “Acho importante minha filha participar do desfile com os amiguinhos. Também é importante ter esse contato com as professoras fora de sala.”
Outro motivo para comemorar é o avanço de dez posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nilópolis está entre as dez cidades que mais cresceram em educação, sendo a 2º cidade com maior nota na Baixada Fluminense e o 4º maior índice na Região Metropolitana.
O crescimento se deu por conta de melhorias e projetos implantados nas 33 unidades escolares. São eles: Curso Preparatório Municipal aos sábados – 5º ao 9º anos; Projeto Arte Faz Parte; Escolas climatizadas; Infraestrutura melhor; 10 unidades com projeto bilíngue; 7 unidades que oferecem aulas de robótica; Casa da Juventude; Centro de Terapias; Atendimento às crianças; Além também do trabalho incansável dos professores.
A vice-prefeita parabenizou todos os 13 mil alunos matriculados e a equipe de educação. Ela destacou a importância desta conquista. “Nós temos que comemorar porque nossa educação é a segunda melhor da Baixada Fluminense. Quero agradecer à equipe de educação. Quando começamos, em 2017, a nossa Educação estava em penúltimo lugar no IDEB, hoje estamos em segundo lugar na baixada. Isso se deve a muito amor e dedicação.”