A folia na rua está prevista para começar em fevereiro, um mês antes dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí. A previsão é que os blocos ganhem as ruas a partir do 1º de fevereiro. E os preparativos já estão sendo iniciados com abertura das inscrições para os grupos interessados em participar dos cortejos. O cadastramento acontece até o dia 12 de setembro, de forma online pelo site.
No último carnaval, 453 desfiles foram autorizados pela Riotur. O cadastro é a primeira etapa para a validação dos cortejos. A inscrição é fundamental para que a prefeitura e os outros órgãos públicos possam planejar a organização da estrutura que será disponibilizada em toda a cidade, durante os desfiles dos blocos.
O planejamento inclui normas técnicas sobre o uso de veículos, delimitação de espaço dos blocos, direitos autorais e exposição de marcas de patrocinadores. A operação tem como intuito auxiliar na organização da festa, incluindo a distribuição de banheiros e de serviços de limpeza urbana.
Segundo a Riotur, os blocos de rua movimentaram R$ 1,2 bilhão dos cerca de R$ 4,5 bilhões gerados pelo Carnaval de 2024. No ano passado, os cortejos atraíram cerca de oito milhões de foliões para as ruas do Rio.
Após o término das inscrições, a análise dos pedidos pelos órgãos municipais acontecerá de 13 de setembro a 10 de outubro e o resultado está previsto para 11 de outubro. Já de 31 de outubro a 26 de dezembro, será o período para tirar documentação nos órgãos de estado.