O time do Colégio Esta-dual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, fez bonito na Olimpíada Internacional de Matemática na Coreia do Sul. Sete alunos e dois professores conquistaram a medalha de bronze na competição, que reuniu escolas públicas e privadas de 13 países. A escola nilopolitana foi a única representante do Estado do Rio na disputa mundial.
A veterana Yasmin Caldas, de 16 anos, medalhista de bronze na Olimpíada Internacional em Nova York, no ano passado, manteve o desempenho e conseguiu novamente o terceiro lugar do pódio. O jovem Gabriel Santana, de 18 anos, estreante na competição, também foi bronze na disputa.
A Asia International Mathematical Olympiad Open Contest é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições internacionais dedicadas a estimular o ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association.
A secretária de Educação, Roberta Barreto, destacou que os jovens são grandes atletas do saber. “Estamos muito felizes e orgulhosos por mais esta conquista da educação do Rio de Janeiro. Essa classificação demonstra o quanto nossos jovens estão preparados para competir com alunos de vários países do mundo, seja qual for o tema da competição”, afirmou a secretária.
A viagem para a Coreia do Sul foi financiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da secretaria de Estado de Educação. A equipe do Zenóbio da Costa conta ainda com a diretora da unidade, Elaine Dantas.