Para lembrar o Dia Nacional do Motociclista, em 27 de julho, a secretaria de Transporte de Nilópolis, em parceria com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran, realizou uma blitz educativa durante a manhã de ontem, quinta-feira, dia 25, na Avenida Getúlio de Moura, divisa do município com Mesquita. Condutores de motocicletas que passaram pelo local receberam antenas corta-pipa (equipamento para evitar acidentes com linhas cortantes), kits com fôlder contendo orientações sobre como motorista de automóvel e de motos devem se portar para evitar acidentes e como pilotar com mais segurança, utilizando o capacete com viseira abaixada e um vestuário apropriado.
Ao todo, foram distribuídas 120 antenas corta-pipa. O secretário de Transporte, Ricardo Galego, acompanhou de perto toda a ação de conscientização. “Nós estamos aqui hoje fazendo a prevenção da semana do motociclismo. O que pudermos fazer pelo motociclismo nós vamos fazer”, disse.
“Nosso objetivo é reduzir mortes e sinistros no trânsito e salvar vidas. Isso só será possível através de uma educação de trânsito contínua e eficaz, que começa desde a formação do condutor até a conscientização permanente sobre a importância do respeito às leis de trânsito e ao próximo. Queremos que todos os motoristas e motociclistas retornem seguros para suas famílias ao final de cada dia. A segurança no trânsito é uma responsa-bilidade compartilhada e essencial para a preservação da vida” salientou o coordenador geral de Educação para o Trân- sito do Detran-RJ, Marcus Moreira.
Responsável pela equipe da Coordenadoria de Educação para Trânsito do Detran, Ana Paula Costa informou aos motociclistas que dirigir com viseira levantada é infração que pode resultar em multa, assim como circular de moto com placa que não está visível.