Foi inaugurada ontem, quinta-feira, dia 4, a Sala de Odontologia do Posto Programa de Saúde da Família do Cabuís. Com o funcionamento do setor, a unidade localizada na Estrada Prefeito Farid Abrão, antiga Estrada General Mena Barreto, passa a ser a quinta da rede municipal de saúde a oferecer atendimento odontológico. “A meta é que todos os postos ofereçam a atenção primária para só então os casos que necessitem de atendimento especializado sejam encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Travessa Ramos, no Centro. Para tanto, 11 dentistas foram contratados”, explicou o secretário municipal de Saúde, André Esteves.
A marcação para Odontologia no Posto do Cabuís, que tem como diretor Samir Fernandes, deve ser feita na recepção e o atendimento será feito às quintas e sextas-feiras, das 8h às 16h. A sala, climatizada, foi dotada de moderno equipamento e segundo o dentista Lucas Rodrigues, responsável pelo atendimento, são feitas cirurgias simples, restaurações, raspagens e limpeza. “Iremos realizar ainda o pré-natal odontológico, pois muitas gestantes acabam tendo alguns problemas sérios neste período e precisam de acompanhamento, além de instruções de higiene”, explicou, destacando que o objetivo é que os pacientes retornem a cada três meses para avaliações.
O vereador Leandro Hungria também esteve presente e ressaltou sua satisfação por ver a Sala de Odontologia funcionando. “Para mim é um momento de muita felicidade. Recebi muitos pedi-dos para que esse atendi- mento fosse realizado aqui no Cabuís, então fiz a indicação ao prefeito Abraãozinho e agora estamos conseguindo atender. Oferecer atendi- mento odontológico de qualidade a essa população é muito importante”, explicou.
Com o funcionamento da Sala de Odontologia, moradores do Cabuís com diagnóstico de cárie ou doenças periodontais (sangramento de gengiva, por exemplo) serão avaliados e tratados pelo dentista no próprio posto, que será responsável por realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Só mediante a necessidade, mesmo após esse tratamento, o paciente será encaminhado para a área especializada. Também esteve presente o vereador Alvinho.