A emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizada pelo Detran.RJ, começou a ser realizada para todas as idades nesta terça-feira. A primeira via do documento é gratuita, sem necessidade de pagamento de taxas ou Duda. A nova carteira de identidade possui o CPF como único número de identificação e foi criada com o objetivo de dificultar fraudes.
“A CIN possui um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, bem como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado. Usuários de todas as idades poderão requerer o novo documento de identificação, que evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes”, explica o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
Segundo o Detran.RJ, além de elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN tem um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ (Zona Legível por Máquina na tradução do inglês), que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos.