A Fecomércio vai detalhar, em audiência pública na Câmara Municipal do Rio na próxima quinta-feira, dia 27, seu projeto de revitalização da Universidade Gama Filho. A audiência foi convocada pelo vereador Rafael Aloisio Freitas, presidente da comissão especial que acompanha as obras no local. “Além disso, até o fim do ano a Prefeitura do Rio vai entregar as obras do Parque Piedade. O legado da universidade se manterá vivo nesse projeto”, afirma Rafael. Ancorado em quatro pilares – educação, cultura, esporte e saúde –, o projeto da Fecomércio tem custo estimado entre R$ 50 e R$ 60 milhões.
Ex-secretário estadual de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita está à frente do pilar educação. O campus da Universidade Gama Filho, onde também funcionou o Colégio Piedade, vai renascer com uma escola de tempo integral, do ensino infantil ao ensino médio e profissionalizante. A ideia é envolver os pais de alunos no processo, oferecendo, ainda, Educação para Jovens e Adultos (EJA) para aqueles que quiserem completar os estudos.
No pilar cultura, o Cine Teatro Dina Sfat, com 200 lugares, será reformado e reaberto ao público, mantendo o nome da atriz. Também estão previstas salas multiuso, galeria, biblioteca, cursos e oficinas de idiomas, tecnologia, artes e ciência.
Uma das intervenções mais sensíveis aos olhos será a revitalização da piscina olímpica da Universidade Gama Filho. O dojô da instituição, que revelou ao mundo o judoca Flávio Canto, também será retomado, assim como as instalações de vôlei, que deverão receber treinos e jogos da equipe profissional do Sesc RJ Flamengo. Já no pilar saúde, a Fecomércio vai oferecer serviços odontológicos e mamografia de última geração.