De 20 a 26 de maio, o Festival Caminhos da Negritude – Edição BXD vai realizar a sua primeira edição, no Parque Sara Areal. Idealizado pelos produtores Vinicius Rodrigues e Aldo Henrique, o evento é totalmente gratuito e conta com shows, performances, palestras, oficinas e feira criativa, distribuídos ao longo de sete dias.
Caminhos da Negri-tude tem como proposta celebrar a cultura afro- brasileira e fomentar diálogos sobre cultura, território, economia criativa e protagonismo negro, reunindo artistas, pesquisadores, ativistas e empreendedores na semana em que é comemorado o Dia da África ( 25 de maio), data da fundação da Organização da Unidade Africana, hoje conhecida como União Africana, instituído como uma data de luta contra a colonização europeia.
Em sua estreia, o festival também celebra o legado afro-brasileiro presente na Baixada Fluminense, reali-zando uma edição dedicada à região, e tendo em Nilópolis sua anfitriã. “Foi uma grande oportunidade que recebemos de produzir dentro do nosso território um evento que contribua para discussões, ações e políticas de enfrentamento ao racismo e de valorização à cultura afro-brasileira e à diversidade”, explicou o diretor geral do festival e morador da cidade, Vinni Rodrigues.
A programação segue durante a semana e no final de semana, a programação do festival também aposta na Feira de Economia Criativa e Empreendedorismo Negro, contemplando uma vasta exposição de produtos de moda, design, artesanato e artes de empreendedores locais. O público também vai curtir muita música, com grupo Os Dofonos, grupo Crioula; e Walle-B, no sábado. E no domingo, Paula Black, Laizz e Capelloni encerram o evento.
Os ingressos já estão disponíveis no site:https://www.sympla.com.br/ evento/festival-caminhos-da-negritude/2468729.