Já está definida a programação da Folia de Reis em Paty do Alferes: nos dias 4 e 5 de janeiro, as ruas de cidade serão tomadas pelos cortejos da tradicional manifestação cultural e religiosa. No Centro, as apresentações serão no dia 4, e em Avelar, no dia seguinte. Parte do calendário cultural da cidade, a manifestação remete à saga dos três Reis Magos que partiram à procura da manjedoura, guardando o Menino Jesus.
“Mais do que expressão da cultura popular, a Folia de Reis é uma importante demonstração da religiosidade do povo, com grande representação na cidade. Temos orgulho em vê-la fortalecida em Paty, ano após ano”, comentou a secretária de Cultura, Dolores Lustosa.
Nas folias, cada grupo – formado pelo mestre de folia, o contramestre, músicos, cantadores e palhaços – tem uma bandeira dedicada ao santo de devoção. Os integrantes usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos, como violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros e gaitas.
Em Paraty, as apresentações acontecem para além da organização da prefeitura: ao longo do período da festa, é possível assistir diferentes folias percorrendo outros pontos, levando cultura e propagando a fé pelo município.