As cachoeiras de Magé são um dos principais destinos de moradores e turistas para se refrescarem durante o verão. Com isso, a Prefeitura Municipal montou a Operação Verão 2023/2024 para conscientizar, fiscalizar e monitorar a utilização das cachoeiras da cidade, visando à preservação do patrimônio ambiental.
Grandes responsáveis pelo alto número de acessos às cachoeiras, as excursões para Santo Aleixo, Andorinhas, Rio do Ouro e Cachoeira Grande precisam de autorização, credenciamento e selo de identificação nos veículos coletivos (ônibus, vans e micro-ônibus). Para solicitar a autorização, é necessário entrar em contato com a subsecretaria de Turismo pelo e-mail turismo@mage.rj.gov.br ou presencialmente na Avenida Coronel João Valério, Edifício Golden Tower, 241, 6º andar, sala 608 – Flexeiras, Magé.
É necessário verificar se há vagas para o dia desejado e efetuar o pagamento das taxas: credenciamento anual no valor de R$ 69,10; e licença de acesso por veículo no valor de R$ 255,04. A secretaria de Transporte realizou o cadastramento das áreas em que haverá bloqueios de veículos. Os moradores da Rua Capitão Antera receberão um adesivo de identificação na cor azul. Para o bloqueio do Tamanqueiro, os moradores das ruas Manoel Pereira dos Santos, Álvaro Teixeira dos Santos e Julieta Gomes serão identificados pela cor verde. A cor laranja identificará os moradores das ruas Itaperuna, Rio das Flores, Paraty, Duas Barras, Araruama, Alfredo Pinto e Alcino Leite, para o bloqueio do Batatal.
A secretaria de Meio Ambiente alerta que é proibido o consumo de bebidas em garrafas de vidro nas cachoeiras, fazer churrascos, caçar e retirar plantas, além de emitir som alto e despejar lixos, sob pena de multa.