Mesquita recebeu o selo Ouro no nível de transparência de pelo menos oito mil portais públicos do Brasil, sendo o único do estado do Rio de Janeiro a conquistar esse patamar, além da própria capital. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro também conseguiram a mesma classificação, somando quatro instituições com selo ouro no estado, dentre as 191 avaliadas no estudo feito pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Para a avaliação dos portais, pelo menos 100 itens são analisados. Os dados podem ser conferidos no painel disponibilizado no link Radar da Transparência Pública (tce.mt.gov.br). Nele, é possível verificar o nível de transparência de entidades ligadas aos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defenso-rias Públicas das três esferas de governo: União, Estados, Municípios, além do Distrito Federal.
“A transparência sempre foi uma das prioridades do governo municipal de Mesquita, desde que assumi a Controladoria-Geral do Município, em 2017. Era, inclusive, uma determinação do prefeito Jorge Miranda que fosse assim. De lá para cá, nossos esforços nesse sentido foram inúmeros. E o mais importante: nunca deixamos de ter isso como foco”, celebra Nicola Palmieri, controlador-geral de Mesquita.