O Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis, Padroeiro dos Animais e da Natureza, comemorados na última quarta-feira, dia 4, foram marcados por uma “cãominhada” na Avenida Mirandela e por bênçãos aos animais na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis. A “cãominhada” chamou a atenção de quem passou pela Praça Vereador Orlando Hungria, no Centro, no início da tarde, pela movimentação e pelas gritos de ordem pedindo proteção aos animais. Iniciativa da Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal, o evento contou com a presença do seu presidente, vereador Leandro Hungria, e do também vereador Alvinho.
Da praça, tutores, pets, protetores e simpatizantes da causa animal seguiram pela Avenida Mirandela. No caminho, foram sendo distribuídos ainda panfletos informando as várias leis que protegem contra maus-tratos e exigem cuidados aos animais, conscientizando a população e comerciantes.
Chegando à igreja, todos se reuniram no pátio dos fundos, onde na parte da manhã os animais já haviam sido abençoados e onde, a tarde, Frei Carlos, repetiu a bênção. Durante a celebração, ele destacou o papel de São Francisco de Assis e relembrou a história de quando um lobo perdeu toda a sua ferocidade diante do amor e do carinho.
O vereador Leandro Hungria falou sobre o avanço da causa animal em Nilópolis. “Esta foi a primeira “cãominhada” e podemos afirmar que o balanço é positivo. Com certeza é a primeira edição de muitas que ainda realizaremos. Conversar e reforçar a importância da defesa dos animais é sempre um assunto pertinente”, disse.
A secretaria municipal de Transporte disponibilizou agentes de trânsito, que orientaram o trânsito na Avenida Mirandela, entre a Praça Vereador Orlando Hungria e a Rua Eliseu de Alvarenga durante a “cãominhada”.