Continua até o próximo domingo, dia 24, no Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão David, em Nilópolis, o 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense (FLIC-BF), com entrada gratuita. A abertura aconteceu na última terça-feira, dia 19, e contou com a presença do vice-governador Thiago Pampolha, ao lado do prefeito Abraãozinho David, e da vice-prefeita Flávia Duarte.
Abraãozinho discursou sobre a importância do evento para o município. “O espaço onde o amor, a tolerância e a liberdade serão as bases para a troca de ideias e experiências. Convido a todos a abraçarem essa oportunidade de compartilhar e absorver o conhecimento e a beleza que a literatura e a cultura podem oferecer. Participem ativamente nas atividades propostas, conversem com os autores, debatam ideias, expressem suas opiniões”, disse.
A cerimônia de abertura contou com um cortejo formado por descendentes dos Tamoios, pretos de matizes africanas, zeladores, descendentes de judeus, portugueses e sírios libaneses, trazendo a riqueza cultural e histórica do Parque do Gericinó.
“Muita emoção, gente. Estarmos juntos traz muita emoção pessoalmente para mim e tenho certeza que também para o nosso prefeito Abraãozinho, e a cada uma das pessoas aqui presentes que representam as origens da Baixada Fluminense, do nosso povo do estado do Rio de Janeiro. Essa Flic que nasce, sem dúvidas irá crescer e gerar frutos”, salientou Pampolha.
Nesta quarta-feira, dia 20, a atração foi a poetisa e patrona do evento, Elisa Lucinda, que participou, às 16h30, da roda de conversa ‘Elisa Lucinda, filha da poesia’. Muito conhecida também com seu trabalho como atriz, ela já publicou 19 livros.
A FLIC-BF é uma realização do Instituto Latinoamerica, com produção da ABÈBÈ Produções, parceria e fomento do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura de Nilópolis, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente. A programação, além de homenagens a grandes escritores, como Itamar Vieira Jr e Conceição Evaristo, conta com espetáculos teatrais, musicais e palestras. São esperadas 10 mil pessoas até o final de semana.