A Sala Lilás, espaço do Hospital Municipal de Belford Roxo, reservado às vítimas de violência, acaba de completar um ano. Para marcar a data, profissionais, colaboradores e autoridades participaram de um encontro onde foram divulgados dados do primeiro ano de funcionamento.
Também foram apresentados os desafios, para as áreas de saúde e segurança pública, no enfrentamento da violência da contra as mulheres. Foram 606 atendimentos neste primeiro ano, sendo 330 casos de violência física e 75 de violência psicológica. “Temos que considerar a subnotificação dos casos, pois muitas mulheres não buscam os serviços de acolhimento e apoio”, pontuou a coordenadora de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, Cristina Macedo.
A equipe da Sala Lilás destacou o aumento das notificações de violência nos bairros Heliópolis e Areia Branca. “São bairros próximo do Hospital Municipal. Isso indica que a rede precisa ser ampliada para que, nos bairros mais afastados, as mulheres possam ser também acolhidas e direcionadas ao atendimento adequado”, destacou a psicóloga Sheila Schlecz, chefe de equipe da Sala Lilás.