(21) 96755-2523

Terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será encerrada amanhã


Publicado em 29/06/2020

 


Termina amanhã a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, cujo objetivo é vacinar grupos prioritários formados por crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com deficiência e pessoas de 55 a 59 anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é que 90% dessa população seja vacinadas.


A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o ministério, a vacina é segura e reduz as complicações que podem levar a casos graves da doença e óbitos.


Assim, ela não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.


De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, já foram vacinadas 58 milhões de pessoas, que correspondem a 84% do público-alvo.