(21) 96755-2523

Testes para Covid-19 são disponibilizados em Nilópolis


Publicado em 14/01/2022

 Enfermeiros e técnicos de enfermagem de toda rede municipal de saúde estão aptos para realizar o teste de antígeno no nariz (cotonete). Eles passaram por treinamentos esta semana. A iniciativa facilita a otimização das equipes, já que nos 11 postos de saúde estão sendo realizados o exame e o resul-tado sai em 20 minutos.


O teste é feito em pessoas que apresentam os sintomas da Covid-19. O primeiro passo é preencher um formulário. Em seguida, a pessoa é encaminhada para uma sala reservada, onde fará o teste em dois minutos. É necessário ser morador de Nilópolis.

"Ele tem uma técnica  diferente dos outros testes. Por ele ser um teste rápido, o paciente já tem o resultado de 15 a 20 minutos e consegue seguir a quarentena com as medicações corretas no tempo hábil", disse Juliana Gomes de Oliveira, que atua como enfermeira há três anos no posto do Cabral.

Os exames só são realizados em casos de pessoas com sintomas, que tiveram contato com quem apresentou   resultado positivo para Covid-19 ou receberam encaminhamento do médico para fazer o teste. "Nós fizemos o treinamento com todos os profissionais da saúde da rede básica para a coleta do swab, tanto para o antígeno, quanto para o RT-PCR, para ampliarmos e centralizarmos. Assim isolamos os casos positivos e temos uma melhor resposta, com rapidez na detecção da doença", contou a secretária municipal de Saúde, Lenise Monteiro.

A rede dispõe de três exames: rápido (dedinho), indi-cado para pacientes com sintomas leves, antígeno por SWAB (cotonetes), indicado para quem tem síndrome gripal (dores de cabeça, febre e congestão nasal) e o RT-PCR SWAB (realizado em pessoas com síndrome gripal e com resultado em 48 horas, pois realiza o sequenciamento   genético com carga viral).

Os testes podem ser feitos nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 9h as 12h e de 14h as 16h.