(21) 96755-2523

Município ganha o maior centro para dependentes químicos do país


Publicado em 07/01/2022

 Foi inaugurado em Duque de Caxias o maior centro de recuperação para dependentes químicos do país, localizado em Xerém. O projeto, inspirado em outros modelos de sucesso do Brasil e do exterior, é uma realização da Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal. 


A Fazenda Paraíso, como é chamada, possui alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração, produção de blocos de concreto e cursos profissionalizantes. As instalações contam ainda com um canil público e um cemitério para cães e gatos.

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, declarou que o trabalho desenvolvido na Fazenda Paraíso será de constância. “Nós já vemos isso aqui como um projeto social de maior case de sucesso do Brasil porque é só replicá-lo em todos os municípios do país. Nós podemos até ter um cidadão envolvido com as drogas, mas o que não aceitamos é ele ficar jogado. Nós temos a obrigação, como ser humano, de cuidar dele e oferecer alternativas para poder vencer o vício. Nós vamos mudar essa realidade. Esse país não foi constituído para ter miseráveis. Queremos o nosso povo feliz, vivendo com dignidade” disse o prefeito.

Confiante de que irá se recuperar e conquistar um emprego, Wallace Fernandes, de 32 anos, contou que pediu ajuda para perder o vício de ingerir bebida alcóolica. “Estou aqui, na Fazenda Paraíso, determinado a parar com a compulsão em ingerir bebida alcóolica porque quero conquistar um emprego e sustentar as minhas duas filhas. Elas precisam de mim e só conseguirei um trabalho largando de vez essa dependência que acaba com os meus sonhos e os da minha família. Graças a Deus que temos este lugar que está nos acolhendo e cuidando da gente,” disse o morador do bairro Parque Beira Mar.