Publicado em 04/08/2022
A Câmara dos Deputados aprovou ontem, dia 3, o projeto que acaba com saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. A matéria segue para análise do Senado. A proposta teve origem no Senado e previa apenas que as saídas temporárias fossem limitadas. No entanto, ao tramitar na Câmara, deputados decidiram extinguir o benefício. O texto aprovado prevê a revogação de todas as possibilidades de saída, que atualmente estão disponíveis para condenados em regime semiaberto, como visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades.
Para o relator, Capitão Derrite, a existência do benefício da saída temporária burla a própria lei penal, ao frustrar a proporcionalidade no cumprimento da pena. Além disso, ele destacou que muitos presos não retornam ao sistema prisional após a saída.
O texto aprovado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.
Últimas Notícias
Prefeitura de Nilópolis disponibiliza carnê para pagamento do IPTU 2022
Prazo para confirmar matrícula vai até dia 14 na rede municipal
Eduardo Paes anuncia o cancelamento do Carnaval de rua no Rio
Prefeitura do Rio libera lotação máxima em teatros, cinemas e espaços de atividades comerciais
Jovens podem participar de testes da vacina contra chikungunya
Hoje é último dia para pedir registro de candidaturas
Auxílio Taxista começa a ser pago esta semana
Salário mínimo previsto para 2023 é de R$ 1.294
Detran passa a emitir identidades para bebês nascidos no Hospital da Mãe
Corpo de Bombeiros terá concurso com 800 vagas de nível médio