Publicado em 23/06/2022
A Secretaria de Polícia Militar do Rio estuda abrir concurso para dois mil novos praças, o primeiro concurso para estatutários desde 2014. O processo seletivo, cuja realização foi antecipada à Coluna do Servidor pelo secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, já poderia ocorrer em 2023.
Segundo o coronel, a PM tem o quadro reduzido, em média, em cem policiais por mês, por aposentadoria, ingresso na reserva, falecimento, entre outras causas. A abertura de concursos públicos no âmbito estadual é um tema delicado, devido às normas definidas originalmente no Plano de Recuperação Fiscal do Rio, de 2017, que impediam a realização de processos para estatutários, salvo em caso de reposição de pessoal. No entanto, ainda assim, o processo era analisado com cautela pelo governo do estado.
Entretanto, o Plano de Recuperação Fiscal apresentado pelo Estado do Rio ao Tesouro Nacional em fevereiro deste ano apresenta ressalvas às vedações previstas na lei federal que institui o Regime de Recuperação Fiscal a estados e ao Distrito Federal. Entre elas, está a realização de concursos públicos para forças de Segurança Pública, como as secretarias da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Últimas Notícias
Prefeitura de Nilópolis disponibiliza carnê para pagamento do IPTU 2022
Prazo para confirmar matrícula vai até dia 14 na rede municipal
Eduardo Paes anuncia o cancelamento do Carnaval de rua no Rio
Prefeitura do Rio libera lotação máxima em teatros, cinemas e espaços de atividades comerciais
Bandeira tarifária nas contas de luz será verde em julho
Enade será aplicado no dia 27 de novembro
Carne suína foi a única que teve queda de preço nos últimos 12 meses
Águas do Rio segue realizando recadastramento de seus clientes
Abraãozinho visita obras no Calçadão de Olinda e no Cabuís
INSS vai pagar atrasados a aposentados e pensionistas