(21) 96755-2523

Transplantes de córnea voltam a ser realizados no Hospital Federal de Bonsucesso


Publicado em 11/01/2021

Foram retomados os transplantes de córnea no Hospital Federal de Bonsucesso. Os procedimentos estavam suspensos desde o incêndio que atingiu a unidade, há pouco mais de dois meses. Os pacientes voltaram a ser convocados seguindo a fila única para realizar o procedimento no estado, que atualmente possui mais de 2 mil pessoas.


Segundo explicou o responsável pelas cirurgias na unidade, o médico Paulo Phillipe Moreira, a equipe está preparada para o atendimento com os protocolos adequados em meio à pandemia de covid-19. "O intuito é realizar transplante toda semana, mas dependemos das doações”, afirmou.

Desde o incêndio, o Hospital Federal de Bonsucesso vem buscando restabelecer seus principais serviços. Algumas atividades voltaram em novembro nos blocos menos atingidos. No início de dezembro, foram retomados os transplantes renais. A unidade é referência nesse tipo de procedimento, o qual oferece desde 1981. No entanto, a equipe está realizando temporariamente as cirurgias no Hospital Federal da Lagoa, enquanto ocorrem as obras de recuperação.