Publicado em 11/01/2021
O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem a próxima quarta-feira para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.
O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.
Nas eleições 2020 foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.
Últimas Notícias
Segunda fase de matrículas para a rede estadual começa hoje
Doses da vacina Oxford/AstraZeneca são distribuídas para os municípios
Alan Bombeiro anuncia revitalização da orla do Centro de Mangaratiba
Secretário de Defesa Civil, Bola Galego, recebe Coordenador da Baixada Fluminense
Nilópolis recebe vacina CoronaVac e plano de vacinação é alterado pelo Ministério da Saúde
Prefeito Abraãozinho inaugura base da Samu reformada
Decreto proíbe corrida de cachorro no Estado do Rio
Polícia Rodoviária abre inscrições para concurso dia 25
Eduardo Paes descarta Carnaval no meio do ano
Fim da perícia online do INSS coloca em risco os segurados que precisam do auxílio-doença