(21) 96755-2523

Posto Digital do Detran já é realidade


Publicado em 17/09/2021


Acaba de ser lançado o Posto Digital Detran.RJ, um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran usando login e senha para realizar serviços e obter documentos. Inicialmente, será possível consultar dados do veículo e da carteira de habi-litação, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito, e, ainda, fazer emissão online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) - documento necessário para a venda de veículos que já tenham o Certificado de Registro de  Veículo (CRV) digital. 

 Pelo Posto Digital Detran.RJ, o usuário poderá verificar se o IPVA e as taxas de seu veículo estão quitados ou em débito; baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLVe), como é chamado o documento obtido no licenciamento anual do veículo, saber se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, receber pelo sistema uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data, entre vários outros serviços. 

O acesso ao Posto  Digital Detran.RJ é feito pelo site do Detran (detran.rj. gov.br). O usuário precisará ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal, onde já está inscrito quem obteve acesso ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito e tem a acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e ao Certificado de Registro e Licenciamento digital (CRLVe) de seu veículo. 

No Posto Digital, o  usuário vai entrar com os mesmos login e senha usados no sistema gov.br, e, depois, escolher o serviço desejado. Quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva.