(21) 96755-2523

Município passa a ter assessoria especial de proteção animal


Publicado em 10/09/2021

 A Prefeitura de Nova Iguaçu criou a assessoria especial de proteção animal, com a finalidade de articular ações de proteção e defesa animal em conjunto com as secreta-rias municipais de Saúde, Educação, Assistência, Meio Ambiente, Emlurb, Segurança, Postura e Defesa Civil.


 “Quando assumi a Prefeitura de Nova Iguaçu, precisei primeiro, ajustar as finanças da cidade. Quando tudo já estava resolvido, veio a pandemia da Covid-19, que nos impediu dar andamento em vários projetos, como o da proteção e defesa animal, por exemplo”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa. “Mas agora, com a evolução da vacinação da população contra o novo coronavírus, pudemos criar a asessoria especial de proteção animal. Com ela, asseguramos o compromisso de um trabalho transparente, que vá de encontro aos parâmetros nacionais e internacionais de defesa, proteção e cuidado animal”.

 A primeira ação nesse sentido será o Dia D da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, no próximo dia 25. Poderão ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade. Os canis legalizados e os protetores de animais poderão realizar agendamento para imunização nos locais de abrigo a partir do dia 26. Pessoas que cuidam de animais em situação de rua também podem levá-los para serem imunizados.

 O Dia D de Vacinação Antirrábica inaugura um conjunto de ações que a prefeitura planeja para a defesa animal. Desta forma, os protetores de animais podem aproveitar o período da campanha para fazer seu cadastro. Simultaneamente ao Dia D da Vacinação Antirrábica será promovida, nos 40 postos de imunização, a Campanha de Doação de Ração. As rações serão distribuídas para instituições que serão previamente cadastradas. 

  As ações realizadas de forma articulada e conjunta permitirá que a Prefeitura realize uma inédita contagem de animais na cidade. Essa pesquisa vai embasar ações para os próximos anos a partir de dados atualizados.