(21) 96755-2523

Agricultores do município participam de ação social


Publicado em 10/09/2021

 A Prefeitura de Magé beneficiou dezenas de agricultores da cidade pela atividade “Agrotóxico e seus riscos”, realizada em parceria pelas  secretarias municipais de Saúde e Agricultura Sustentável, no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (Cepam – antigo Cepta), Cachoeira Grande.


Entre os serviços, os produtores rurais puderam fazer o exame de Colinesterase (para verificar o grau de exposição a produtos tóxicos), serem vacinados contra Covid-19, gripe, hepatite B e tétano, além de participar de palestras ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde responsáveis pelos programas Vigiagrotóxico, Mobilização Social (arboviroses causadas pelo Aedes Aegypti) Vigiágua (sobre a qualidade da água para consumo humano), Vigiar (sobre poluição do ar), Vigisolo (ações de prevenção e combate às formas de contaminação do solo) e Vigidesastre (que atua nos casos de desastres naturais e acidentes químicos).

“Os exames serão entregues aos produtores por nossas equipes de saúde, cujos resultados também passarão por avaliação médica visando o melhor para os nossos agricultores”, disse a  supervisora técnica do programa Vigiagrotóxico, Jocilene Peclat.

Segundo o diretor de Agricultura, Luis Gustavo   Gomes, a ação foi de extrema importância para a saúde dos produtores rurais de Magé. “Como a toxicidade fica acumulada no sangue e, infelizmente, muitos agricultores não usam o Equipamento de Proteção Individual (EPI), eles acabam apresentando toxidez além do tolerável. Por isso, a partir da realização deste  exame, a Secretaria de Saúde pode intervir para reverter o quadro, além de conscientizar sobre usar menos defensivos agrícolas e o EPI”, argumentou Luis Gustavo.