(21) 96755-2523

Bombeiros contam com novas viaturas


Publicado em 11/06/2021

 Na última segunda-feira, dia 7, o Corpo de Bombeiros recebeu 80 novas viaturas do tipo picape automáticas, com tração 4x4, que acessam os mais diversos terrenos. Os veí-   culos serão distribuídos para vários quartéis. O investi-   mento do Governo do Estado na renovação da frota foi de cerca de R$ 12 milhões, oriundos da arrecadação da Taxa de Incêndio. Os novos carros   serão usados no combate ao fogo na mata e permitirão   agilizar a chegada dos militares às áreas mais acidentadas.


A entrega das novas via-turas reforça a Operação    Extinctus, que foi lançada no   mesmo dia pelo Corpo de Bombeiros, no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe, Zona Norte da capital. A corporação vai atuar pelo quarto ano consecutivo de forma preventiva no combate aos incêndios florestais no    Estado. “É muito importante essa valorização que estamos recebendo do Governo do    Estado. As viaturas são de suma importância para que possamos responder com maior rapidez em casos de fogo em vegetação”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro.  

 A Operação Extinctus contará com um reforço especializado de militares treinados para atuar, especificamente, nos incêndios florestais. Helicópteros, caminhões de transporte de tropa e viaturas do tipo autobomba, com capacidade para atuar em qualquer cenário, também estarão disponíveis para as ocorrências.

Este ano, a operação vai contar, ainda, com a participação de agentes das regionais de Defesa Civil, que noti-ficarão os responsáveis por áreas com perigo iminente de incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros atende, em média, 13 mil eventos de incêndio em vegetação (cerca de 36 eventos por dia), sendo que 62% deste total (aproximadamente 8 mil) ocorrem neste período, em geral nos meses compreendidos entre junho e setembro.