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Transbaixada tem chances de finalmente sair do papel


Publicado em 11/06/2021

 Ao que tudo indica a Transbaixada deve se tornar realidade depois de tantos anos no campo das promessas. A expectativa encontrou motivação no anúncio feito pelo governador Cláudio Castro que irá destinar R$ 7    bilhões para obras de infraestrutura no Estado nos próximos dois anos, sendo que parte dos recursos será utilizado em rodovias, viabili-  zando a construção da nova estrada, que vai ligar os muni-cípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis.


E mais, ele confirmou a intenção de levar adiante a construção da rodovia. De acordo com ele, a ligação   entre os municípios por onde a mesma deve passar promete reativar a economia na região, muito atingida durante o período da pandemia, atraindo empresas que, consequente-mente, gerariam novos empregos para a população. “Lançamos em janeiro deste ano o Facilita Rio, programa de concessões de serviços e ativos estaduais que serão  assumidos pela iniciativa privada nos próximos anos.  Entre os projetos está a Transbaixada, que vai beneficiar os moradores de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo,  Mesquita e Nilópolis. Mais do que melhorar o tráfego de veículos e garantir a qualidade de vida da população que se desloca entre esses municípios, a Transbaixada vai contribuir para o desenvolvimento econô-mico da região, atraindo, inclu-sive, novas empresas”, explicou.

Idealizada ainda no  governo Sérgio Cabral, a Transbaixada foi anunciada em 2011 com prazo para   entrega em 2013, mas, em meio às primeiras denúncias de corrupção naquela gestão, teve o prazo adiado e acabou sendo deixada de lado.

O projeto inicial previa a ligação entre a Rodovia Washington Luís, a Via Dutra e a Via Light, com as pistas sendo construídas nas margens do Rio Sarapuí. Na Via Light, seriam feitas duas    integrações com a Avenida Brasil. A primeira, prosseguindo às margens do Sarapuí por dentro do Parque Municipal Natural do Geri-cinó até Bangu, e a segunda com o prolongamento da própria Via Light de Anchieta, onde a mesma termina atualmente, até Guadalupe.

Essa última extensão, viabilizaria a criação de uma linha de BRT, que chegou a ser prometida pelo prefeito Eduardo Paes quando concorreu ao governo do estado em 2018, assim como desafogaria o trânsito da Rodovia Presidente Dutra, permitindo uma nova  ligação direta entre os municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti com a Avenida Brasil.

Além das obras de construção das pistas, seriam construídas também pontes e viadutos para integração com algumas das principais vias que cortam a Baixada, como a Avenida Automóvel Clube e a Rua da Matriz, em São João de Meriti, assim como ciclo-vias nas duas margens, e praças e espaços de lazer. Ao  total, seriam desapropriadas cerca de cinco mil residências, cujas famílias seriam realocadas em unidades do Programa “Minha casa, minha vida”.