(21) 96755-2523

Ambulatório para tratar as sequelas da Covid é inaugurado


Publicado em 04/06/2021

 Foi inaugurado esta  semana um ambulatório multidisciplinar para o tratamento das sequelas da Covid-19 no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A expectativa é atender, por semana, 300 pacientes encaminhados pelos sistemas de regu- lação estadual e municipal.


A equipe clínica responsável pelos atendimentos inclui médicos especialistas – como cardiologistas, neurologistas, nefrologistas e clínicos -, além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. No local, todos os pacientes passarão por uma triagem da enfermagem, consulta com clínico geral, avaliação de fisioterapia (motora e respiratória) e conversa com assistente social. Após o primeiro atendimento, os pacientes serão  encaminhados, se necessário, para as consultas com espe-cialistas.

A Organização Mundial de Saúde estima que 10% dos pacientes que contraem o vírus desenvolvem a síndrome. Em todo o Brasil, seriam mais de 1,6 milhões de pessoas. No Rio, 85 mil pessoas devem ter sequelas da doença.