(21) 96755-2523

Secretaria de Segurança promove curso para capacitação de guardas


Publicado em 16/04/2021

 A secretaria de Segurança de Nilópolis iniciou, na última segunda-feira, dia 12, o Programa Anual de Instrução Profissional em Segurança Pública (Paips) voltado para o efetivo da Guarda Civil Muni-cipal de Nilópolis. O encontro foi realizado na Igreja Nazareno, no centro da cidade.


O objetivo do curso é dotar e aprimorar a capacidade operacional e cognitiva do efetivo da Guarda Civil Municipal, além de estreitar a capacidade operacional com outras instituições de segurança pública da esfera Federal e Estadual.

O tema da aula inaugural foi sobre Crimes e Abusos de Autoridades, lei nº 13.869, de 2019, ministrada por Tadeu Pinheiro, Guarda Municipal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Direito Tributário.

O programa é baseado na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. o curso contará também com instruções da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Militar, Polícia Penal e Guarda Municipais do Rio, Mangaratiba e Macaé.

O curso tem duração de oito meses, com término previsto para novembro de 2021. Ao final do programa, o guarda receberá um certifi-cado da Secretaria Municipal de Segurança, além disso, terá reconhecimento no Diário  Oficial do Município.

Nilópolis ofertará vagas do curso para as cidades que desejam de capacitação. Vieram a convite da prefeitura de  Nilópolis, guardas dos municípios de Queimados, Paty do Alferes, Paracambi, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.