(21) 96755-2523

Aplicativo será arma contra crime ambiental em Mangaratiba


Publicado em 02/04/2021

 O município de Mangaratiba contará com um programa de Educação Ambiental. Trata-se do Conect Mar, um aplicativo para smartphones que tem como principal objetivo o monitoramento da região costeira da cidade. O projeto tecnológico, que está sendo elaborado pela secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Educação, Esporte e Lazer, e em parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é custeado por recursos oriundos de compensação ambiental.


Através do aplicativo será possível realizar denúncias de crimes ambientais - como por exemplo, o uso de churrasqueira nas praias -, alertar caso sejam avistados  animais da fauna marinha próximo da área costeira, ou ainda, sobre a necessidade de ações ambientais em comunidades. A secretaria de Meio Ambiente vai receber essas informações e encaminhar em tempo real para o setor responsável pela fiscalização. "Estamos muito felizes com esse projeto que revolucionará Mangaratiba. Qualquer pessoa, morador ou turista, criança ou adulto, poderá ser um parceiro ambiental e realizar o monitoramento. Isso nos ajudará a obter mais informações e atuar mais ainda na apuração de possíveis denúncias", comemorou o secretário  Antônio Marcos Barreto.

Segundo a secretária municipal de Educação,   Esporte e Lazer, Brena da Costa Maia, a conquista também ira agregar nos projetos ambientais realizados nas escolas e em algumas comunidades do município. "Vamos trabalhar ainda mais a questão ambiental nas unidades escolares, preparando cidadãos conscientes, com essas ferramentas tão atuais e tecnológicas", explicou.