(21) 96755-2523

Prova de vida do INSS pelo celular é ampliada


Publicado em 05/03/2021

 Aposentados e pensionistas do INSS agora já    podem fazer prova de vida pelo celular. O projeto-piloto da biometria facial, iniciado ano passado, agora dá início a uma nova fase. Em todo  Estado do Rio de Janeiro, 137.077 pessoas vão poder participar e se livrar da ida ao banco ou a uma agência previdenciária para revalidar o cadastro e não ter o benefício suspenso. A prova de vida está suspensa até o final de março por conta da pandemia de coronavírus. No Brasil, 5,3 milhões de beneficiários    poderão realizar o procedimento sem sair de casa. 


Para fazer o prova de vida pelo celular, é preciso baixar o aplicativo Meu Gov.br, que concentra diversos serviços do governo federal, e criar login e senha de acesso. O site Meu INSS está hospedado nesse portal. O beneficiário que estiver com a prova de vida pendente, também será notificado quando fizer o acesso. Desta forma, será   direcionado para proceder com a realização da prova de vida por meio da biometria facial no aplicativo. O app está disponível gratuitamente na PlayStore e AppleStore.

De acordo com o INSS, os contatos com os segurados elegíveis já começaram a ser realizados pelo INSS por meio de mensagens enviadas por SMS e email. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da   prova de vida, ou tiveram o bene-fício suspenso antes mesmo da pandemia, por falta do procedimento, portanto, é importante que realizem o recadastramento, se forem contatados pelo INSS.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal  Superior Eleitoral (TSE). Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor. É importante destacar que a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu bene-fício por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, anualmente.