(21) 96755-2523

Governador vem a Nilópolis e firma compromissos com prefeito Abraãozinho


Publicado em 05/03/2021

 Na última quarta-feira, dia 3, o governador em exercício do Estado do Rio, Cláudio Castro, esteve em Nilópolis e ao lado do prefeito Abraãozinho David e demais autoridades, inauguraram o novo núcleo da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), órgão da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado e também assinaram o protocolo de intenções para a criação do Horto Municipal do Parque Natural do Gericinó.


No novo núcleo da FIA, localizado no bairro Frigorífico, vai funcionar o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência, que irá oferecer aos jovens de 15 a 18 anos, matriculados na rede pública, a capacitação para inserção no mercado de trabalho no formato de estágios. A unidade de Nilópolis terá uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, coordenadores administrativos e monitores, que serão responsáveis pela capacitação dos alunos. Esses monitores são professores da UERJ. As aulas começam no dia 17 e serão on-line. Em virtude da Covid-19, a seleção dos 70 primeiros alunos foi feita por meio de um formulário de cadastro on-line e entrevista social, divididos em dois turnos (manhã e tarde).

A presidente da FIA, Cleo Hernams, comentou que é o primeiro convênio que a fundação faz com o estado. “Agradeço ao governador por essa oportunidade, hoje estamos inaugurando a primeira unidade em parceria com o município, estamos muito felizes por esse convênio”, disse a presidente.

O prefeito de Nilópolis Abraãozinho David falou sobre a felicidade de trazer melhorias ao município. “Estou imensamente feliz em estar aqui e agradecer ao governador que tem um grande carinho com o povo, pois nós temos que ser servidores da população, pois mesmo com dificuldades nosso povo não pode perder a esperança. Tenho certeza que a FIA irá fazer um trabalho de excelência em nosso município”, comentou o prefeito. 

O governador em exercício, Cláudio Castro falou da alegria em estar na Baixada e falou das novidades para o município. “Alegria ímpar estar na Baixada Fluminense, viemos trabalhando incansavelmente e devemos entender que importante não é a política e sim a população. Vamos levar políticas públicas a quem precisa através da FIA. O trabalho é árduo, mas contem conosco”, afirmou o governador. 

Já o horto municipal, projeto de autoria dos deputados Léo Vieira e Rodrigo Amorim, que também estiveram presentes na cerimônia, será um espaço dedicado a educação ambiental para a população, com reprodução de sementes e espécies da flora para futuras restaurações ambientais. 

“Aqui em Nilópolis é um lugar que tenho grandes amigos, é um orgulho muito grande estar aqui, vamos transformar essa cidade, sendo uma Nilópolis mais rica, mais abundante e mais feliz através de nossos projetos”, comentou o Deputado Estadual, Rodrigo Amorim que aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem ao ex-prefeito Farid Abrão, que faleceu devido a complicações da Covid-19, relembrando no seu legado político e que aquele era um momento de muita alegria em ver aquele espaço sendo revitalizado onde será sede de um núcleo da FIA. 

O Deputado Estadual Léo Vieira também agradeceu a oportunidade de estar trazendo melhorias para o município de Nilópolis. “Agradeço essa oportunidade e dizer que tenho imenso orgulho desse projeto dentro do município”, comentou. 

O secretario estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha esteve presente e falou que o governador tem cobrado ação efetiva. “Muita honra de fazer parte desse governo, devemos reconhecer a importância da pauta ambiental, em reflorestar nossas matas e nossos verdes”, comentou o secretário. 

O município de Nilópolis ficará responsável pela elaboração do projeto de construção do horto, enquanto caberá ao governo estadual, por meio da secretaria de Estado do Ambiente, viabilizar os recursos utilizando o Fundo da Mata Atlântica.

Encerrando o evento o prefeito Abraãozinho David falou sobre outras novidades para o município. “Fiquei muito feliz com o comprometimento do governador na solução para a transferência da UPA, para que possamos dar continuidade as obras do hospital municipal. Impossível concluir a obra com a UPA no térreo. Teremos uma reunião na semana que vem e vamos procurar o Ministério das Cidades para ver qual a melhor solução para o problema. Outra novidade que o governador se comprometeu é a melhoria no fornecimento de água para o município, no qual recebemos várias solicitações. Fico extremamente feliz por essas conquistas para nossa cidade.”, salientou Abraãozinho. 

Também estiveram presentes no evento, vereadores municipais, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, Rafael Nobre, secretários e os deputados Márcio Labri, Pedro Brasão, Charles Batista, Alana Passos, Pedro Ricardo e o ex-Deputado Federal, Simão Sessim, que agradeceram em seus discursos.

 


Vereador Leandro Hungria agradece pela criação

do Horto Municipal

 


O vereador, Leandro Hungria, esteve presente no evento e agradeceu a oportunidade de estar trazendo novidades para Nilópolis, pois uma de suas indicações como vereador foi a solicitação de melhorias com o horto no município e juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente, Dean Senra e equipe, se reuniram para traçar metas e projetos ligados a pasta. “Estou imensamente feliz em poder estar aqui participando desse momento no qual apresentei na Câmara Municipal proposta para a criação do horto municipal em Nilópolis, a qual vinha traçando ideais e metas juntamente com o pedido do Deputado Estadual Rodrigo Amorim, autor da indicação. Agradeço por essa conquista dentro do pulmão de nossa cidade que é o Parque Natural do Gericinó”, disse o vereador Leandro Hungria.