(21) 96755-2523

Doses da vacina Oxford/AstraZeneca são distribuídas para os municípios


Publicado em 25/01/2021

O Governo do Rio de Janeiro distribuiu hoje as 176.220 doses da vacina Oxford/AstraZeneca que o Ministério da Saúde colocou à disposição do Estado do Rio. O imunizante saiu da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói, para os 92 municípios do estado. Foi montada uma grande operação logística aérea e terrestre para que todas as cidades recebam as novas doses com segurança e qualidade garantidas.



Cerca de 4,8% das 185 mil doses destinadas ao estado ficarão sob a guarda da Secretaria de Estado de Saúde, como reserva estratégica, guardadas na Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA). A secretaria estadual, de forma responsável e transparente, informa que fez essa opção de manter uma reserva estratégica mínima para atender aos municípios em casos de eventuais perdas de doses durante a aplicação e realizar as devidas correções tão logo os municípios enviem informações.


O Rio de Janeiro segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. As vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde nos informes técnicos recebidos pela SES. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES recebeu um informe técnico ontem e encaminhou as recomendações para aplicação da vacina aos municípios, por meio de uma nota informativa. Segundo a nota, os grupos prioritários permanecem os mesmos e incluem pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em instituições, pessoas maiores de 18 anos com deficiência abrigadas em instituições, povos indígenas em terras indígenas e trabalhadores de Saúde.